
O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção, José Passos, foi distinguido com um louvor pelo Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro-General José Duarte Costa. O louvor foi entregue hoje numa cerimónia realizada no Salão Nobre do quartel de Monção.
Segundo avança a Rádio Voz do Minho, o louvor foi entregue pelo Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil de Viana do Castelo, Marco Domingues, e no mesmo documento lê-se que “louvo o Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Monção José Carlos Gonçalves Passos pelas suas excelentes qualidades, sobre as quais tem pautado toda a sua conduta ao comando deste Mui Nobre Corpo de Bombeiros Voluntários”.
Nesse mesmo louvor, indica a mesma fonte, enaltece-se o perfil de José Passos como sendo “rigoroso, metódico, muito enquadrado nos procedimentos técnicos operacionais e possuidor de elevada competência profissional, notável dedicação e lealdade em prol da nobre causa da proteção e socorro”. Atributos que, sublinha o Comandante Nacional, “muito contribuíram para afirmação, dignificação e prestígio do Sistema Integrado de Operações de Socorro em Portugal e na Galiza”.
Durante a entrega, escreve a Rádio Voz do Minho, o Comandante dos Bombeiros de Monção mostrou-se visivelmente emocionado, conseguindo ainda dizer que “Agradeço ao Sr. Comandante por este momento. São anos de vida, de trabalho profícuo, de dedicação. Muito obrigado”. Depois da curta e emocionada declaração, foi saudado com um longo aplauso pela escassa dezena de presentes na cerimónia, avança a rádio.
A Voz do Minho salienta que sendo “Comandante dos Bombeiros Voluntários de Monção desde 2009, José Passos é bombeiro há mais de 25 anos. Honrado, reconhecido e respeitado em todo o concelho e fora dele, foi recentemente reconduzido no cargo, tendo recebido total voto de confiança durante a cerimónia de tomada de posse do novo presidente daquela Associação Humanitária, Gonçalo Oliveira.”