
A Câmara Municipal de Alcoutim aprovou ontem, em reunião do executivo, um apoio financeiro superior a 172 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcoutim.
O valor, “significativamente reforçado”, diz a autarquia, prende-se com a renovação de três protocolos de colaboração entre as duas instituições no sentido de garantir a continuidade e o reforço de diversos serviços na área social, de socorro, de saúde e apoio à infância.
Considerando alguns constrangimentos identificados no diagnóstico social do concelho de Alcoutim e dado que a política municipal na área da ação social se orienta no sentido de “incentivar o apoio nas mais diversas áreas”, um dos protocolos agora renovados visa um reforço dos serviços gratuitos de terapia da fala, aumentando o número de horas de atendimento da especialidade para a população em geral, assim como a integração de um nutricionista na equipa da área da saúde que acompanha as crianças das escolas e infantários do concelho.
Os serviços gratuitos do nutricionista, agora disponibilizados, vêm colmatar uma lacuna identificada pelos técnicos de saúde que acompanham as crianças, visto que o centro de saúde deixou de prestar este serviço.
Já o aumento da carga horária dos serviços de terapia da fala permite dar resposta a solicitações da população em geral e em especial o acompanhamento de idosos e doentes encaminhados pelo Hospital de Faro por terem sofrido AVC e outras doenças limitadoras da fala.
Este apoio financeiro garante também a manutenção dos serviços prestados pelos bombeiros voluntários de Alcoutim, nomeadamente no combate a incêndios, na proteção civil, no socorrismo e transporte de doentes e ainda nos socorros a náufragos e apoio a outras atividades fluviais.
Fonte: regiao-sul.pt