Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, elege os «Bombeiros Voluntários» como a «grande figura» de 2013. «No verão passado o país ficou sensibilizado com a notícia da morte de oito bombeiros portugueses. É de louvar a coragem destes homens e mulheres que, a título voluntário, produzem gestos heroicos e silenciosos na defesa das pessoas e do seu património», refere Jorge Ortiga, numa mensagem de ano novo.
O responsável pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana afirma estar impressionado pelo lema das corporações de bombeiros, «Vida por vida»: «creio que este lema é a tradução perfeita do amor interior que eles têm a uma causa tão nobre como esta, e que nem sempre é valorizada e respeitada por todos nós».
No mesmo documento, o prelado deseja «um bom ano» para todos os fiéis. «Encaminho um obrigado sincero a todos os bombeiros voluntários pela sua coragem, dedicação e responsabilidade. E tal como eles, sejamos nós também ‘soldados da paz’ e construtores de fraternidade», pede o arcebispo na mesma mensagem.
(Fonte: Fátima Missionária)