Liga dos Bombeiros diz que corporações têm uma centena de viaturas paradas. Autoridade de Proteção Civil não renovou seguros
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não lançou, para 2025, o concurso de renovação dos seguros das viaturas, sua propriedade, entregues às associações de bombeiros.
Como resultado, disse ao CM a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP), várias corporações mandaram parar cerca de uma centena de veículos que eram usados diariamente. A LBP, através do vice-presidente, Eduardo Correia, disse ao CM ter sabido desta situação “através do contacto de um corpo de bombeiros, que é proprietário de uma viatura de socorro, logo assume o seguro da mesma, e que foi contactado por um comando sub-regional para estar preparado, porque as corporações vizinhas tinham carros parados por falta de seguro”.
A LBP apurou, entretanto, existirem 100 viaturas nestas condições. “As associações não arriscam, talvez por causa do acidente de Odemira. Apelamos a que mantenham essa posição, pelo menos até a ANEPC entregar um certificado de isenção de obrigação de seguro”, explicou. Eduardo Correia adiantou que o enquadramento legal para esta decisão está “no decreto-lei 291/2007, que regulamenta o uso de seguro automóvel. O artigo 9 do mesmo decreto define as condições de isenção de seguro”.
O CM questionou a ANEPC sobre esta situação, mas esta não fez qualquer comentário formal.
Fonte:Correio da Manha / Miguel Curado (Jornalista)