As associações de bombeiros do distrito de Évora angariaram cerca de 240 mil euros com um sorteio de dois automóveis, cuja venda de bilhetes decorreu ao longo do último ano, revelou hoje um responsável associativo.
“Conseguimos angariar cerca de 240 mil euros, depois de se pagarem todas as despesas e os prémios que ascendem a 100 mil euros”, disse à agência Lusa o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Évora (FBDE), Inácio Esperança.
A campanha foi lançada pela FBDE, que engloba as 14 associações de bombeiros do distrito, em setembro de 2012 e terminou no sábado passado, com a realização do sorteio de dois automóveis, dois computadores portáteis e de uma televisão.
Os bilhetes foram vendidos em todos os concelhos dos distritos de Évora e de Santarém e noutros 16 concelhos do país onde o concurso foi autorizado, entre os quais Castelo Branco, Baião, Resende, Águeda e Coimbra.
De acordo com o presidente da FBDE, o dinheiro angariado vai ser distribuído pelas 14 corporações de bombeiros do distrito de Évora para “ajudar cada associação a fazer aquilo que mais necessita”.
Como exemplo, Inácio Esperança referiu que a parte que diz respeito à associação de bombeiros de Évora deve ser utilizada para “minimizar” o investimento na compra de duas viaturas pesadas de combate a fogos florestais.
O responsável lembrou que a corporação tinha duas viaturas deste género, mas que, no ano passado, ficou sem qualquer viatura de combate a fogos florestais, porque “uma ficou queimada e outra sofreu um acidente de viação”.
“Os bombeiros de Évora vão ter que arranjar 88 mil euros para adquirir as duas viaturas, porque, infelizmente, quando se perde uma viatura em serviço, o Estado só paga aos bombeiros uma percentagem do carro e não o carro na totalidade”, lamentou.
No caso de Vila Viçosa, realçou, a corporação decidiu comprar uma ambulância, mas existem outras que vão aproveitar o dinheiro para “pagar alguma dívida à Segurança Social ou contas que tenham para acertar até com os seus próprios bombeiros”.
FONTE: Lusa