A ideia, inédita nos Açores, surgiu em 2012 e já é dada como exemplo pelo Secretário Regional da Saúde, com a tutela da Proteção Civil, às outras corporações da Região.
A Associação de Bombeiros Voluntários da Ribeira Grande já obteve certificação de vários serviços: transporte de doentes, socorros a náufragos, transporte de água, atendimento, emergências subaquáticas, serviço de fossas e até o transporte de autocarro. E está a agora a trabalhar na certificação dos restantes serviços: combate a incêndios, emergências médicas, salvamento em grande ângulo, formação. Pretendemos certificar todos os serviços que nós podemos fazer.
Como explica José Moniz, comandante dos Bombeiros da Ribeira Grande, começou-se por criar uma equipa que recebeu, através de uma empresa especialista na área, cerca de 280 horas de formação, pagas com verbas do Fundo Social Europeu.
No entanto, o processo de certificação (ISO9001) envolve todos: profissionais e voluntários. “É uma ferramenta que nos permite a qualquer momento avaliar para depois podermos trabalhar sobre o que não está a correr bem – temos auditorias internas e auditorias externas”.
(Fonte: Açoriano Oriental)