Um autocarro espanhol com 44 passageiros caiu, esta manhã de domingo, numa ravina no IC8, na zona do Carvalhal, em Castelo Branco, confirmou a Autoridade Nacional de Proteção Civil. Há 11 vítimas mortais confirmadas, todas de nacionalidade portuguesa.
As vítimas mortais, seis homens e cinco mulheres com idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos, morreram no acidente que ocorreu às 8.26 horas, no Carvalhal, no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco, quando, alegadamente, o autocarro se despistou.
Entre os feridos, há sete crianças com ferimentos ligeiros e cinco pessoas em estado muito grave. Um dos feridos em estado crítico morreu no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.
Em Coimbra estão internados feridos poli-traumatizados.
O autocarro, de matrícula espanhola, tinha partido de Portalegre, numa viagem turística com destino a Santa Maria da Feira. A totalidade dos passageiros é da região de Portalegre.
Todos os ocupantes do autocarro foram já retirados do veículo e encaminhados para o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, Hospital Distrital de Castelo Branco e Hospital Pediátrico de Coimbra. Há um ferido em estado muito grave que foi transportado para o Hospital de São José, em Lisboa.
O INEM mobilizou uma equipa de psicólogos para os vários hospitais para dar apoio às famílias.
Segundo a ANPC, para o local foram mobilizados cerca de 200 bombeiros e 80 veículos operacionais vindos dos distritos de Leiria, Castelo Branco e Santarém.
Foi acionado um helicóptero de socorro e assistência e mobilizadas gruas para o local.
O trânsito no IC8 está condicionado.
FONTE: JN
VIDEO SIC