
Dia 24 exige muitas precauções nas viagens e outras actividades ao ar livre.
Chuva forte na madrugada no Minho, durante a manhã em toda a região Norte e Centro, à tarde no Centro e Sul e à noite no Sul. Isto relativamente aos momentos de chuva mais intensa, pois na realidade chove em todo o país praticamente todo o dia.
O vento de Sudoeste é muito forte e pode provocar estragos. Nas montanhas acima dos 1000m vai atingir intensidades bastante raras, mais de 100km com rajadas de mais de 130km. Não aconselhamos passeios ou viagens em montanhas neste dia 24.
Ao anoitecer a precipitação passa a ser neve acima dos 1400m, o vento apesar de forte vem para valores mais aceitáveis e a chuva é menos intensa.
Na região da Serra da Estrela o período de maior risco será entre as 11 horas e as 18 horas.
Não é uma situação extrema, mas um pouco de cautela não deve fazer mal a ninguém.
Terça-feira, dia 24-12-2013
![]() ![]() ![]() |
Nebulosidade: Céu encoberto. Dia de temporal. |
Precipitação: Chuva muito forte, passando a neve na Serra ao fim da tarde. | |
Vento: Muito forte de Sudoeste e Oeste, 60 a 100 km. Na Serra pode haver rajadas de 130 Km. |
|
Temperaturas: Mínimas entre os 10ºC nos vales e -2ºC na Torre. Máximas entre os 11ºC nas zonas baixas e os 4ºC na Torre. |
Quarta-feira, dia 25-12-2013
![]() ![]() ![]() |
Nebulosidade: Céu muito nublado. |
Precipitação: Chuva e aguaceiros. Neve na Serra acima dos 1200 a 1400m. |
|
Vento: Forte de Oeste, 40 a 75 km. | |
Temperaturas: Mínimas entre os 5ºC nos vales e -5ºC na Torre. Máximas entre os 7ºC nas zonas baixas e os -2ºC na Torre. |
Quinta-feira, dia 26-12-2013
![]() ![]() ![]() |
Nebulosidade: Céu muito nublado. Nevoeiro na Serra. |
Precipitação: Chuva fraca ou chuvisco. Neve na Serra acima dos 1300m. |
|
Vento: Moderado a forte de Oeste, 25 a 50 km. | |
Temperaturas: Mínimas entre 5ºC nas zonas baixas e -4ºC na Torre. Máximas entre 11ºC nas zonas baixas e 0ºC na Torre. |
Vítor Baía é um meteorologista autodidacta, natural da Guarda, que começou a trabalhar com o alpinista português João Garcia em 1999, depois da conquista do Evereste. João Garcia afirmou em 2011 que “considerava imprescindível o trabalho do seu amigo”. Vítor Baía trabalha ainda com outros alpinistas, como Mário Penzeri e Edurne Pasaban, e com diversas missões que tentam conquistar os cumes mais altos do mundo. Para além desta vertente mais científica, Vítor Baía é também uma das grandes referências (ou mesmo a maior!) nacionais do Parapente, organizando meetings internacionais de grande sucesso e afluência, e praticante de Montanhismo.