Só viaturas “com correntes ou tração integral” podem sair da cidade em direção às Penhas da Saúde, dado que a está a nevar com intensidade a partir dos 900 metros, sublinhou a mesma fonte.
Os restantes acessos já tinham sido cortados devido ao “forte nevão”, disse também à Lusa fonte do Centro de Limpeza de Neve, nos Piornos.
Pelas 02.30 da madrugada foram encerrados os troços no alto da Serra, entre Piornos, Torre e Lagoa Comprida e entre as 08.00 e as 09.00 fecharam os acessos a partir de Loriga, Sabugueiro e Manteigas.
Todos permanecem fechados, medida reforçada com o condicionamento de trânsito pela GNR à saída da Covilhã.
O Grupo de Montanha daquela força de segurança está ainda a acompanhar as movimentações de turistas hospedados na montanha e a prestar informação sobre o condicionamento das vias.
Até ao momento, a GNR registou apenas uma saída de estrada entre a Covilhã e as Penhas da Saúde, sem consequências, e que envolveu duas viaturas sem correntes que acabaram por deslizar na neve.
Para domingo, o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê queda de neve acima dos 800 a 1000 metros, subindo temporariamente a cota para os 1.600 a 1.800 metros.
FONTE: DN