
Assinala-se hoje a 1 de Março, o Dia da Proteção Civil, que este ano tem como tema “a importância do patamar local na promoção de comunidades resilientes”, nomeadamente o papel das autarquias na prevenção das catástrofes.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), indica que o tema escolhido este ano serve essencialmente para destacar o papel fundamental e estruturante do patamar local, nomeadamente das estruturas autárquicas, em ligação com as populações e comunidades, na implementação de estratégias que contribuam para o aumento da sua resiliência para fazer face aos riscos coletivos, refere a ANPC, em comunicado.
Se não tem a oportunidade de estar presente nos diversos eventos que decorrem durante o dia de hoje, assista aqui ao vivo à conferência “A Proteção Civil no contexto Municipal”, a decorrer no município de Montemor-o-velho.
Programa da conferência que se encontra a ser transmitida
“A Proteção Civil no contexto Municipal”
Sessão de Abertura | 9h
A Comunicação do Risco – Estratégias e Regulação | 9h30
Orador: Dr. José Manuel Mendes
Moderador: Dr. Domingos Xavier Viegas
O Município, o ordenamento do território e a gestão dos riscos: um desafio permanente | 11h
Orador: Dr. Alexandre Tavares
Moderador: Dr. Domingos Xavier Viegas
A Tecnologia como ferramenta fundamental para a eficácia das operações | 12h
Orador: Dr. Paulo Caridade
Moderador: Dr. Domingos Xavier Viegas
O município no sistema de Proteção Civil | 14h30
Orador: Dr. Carlos Cruz
Moderador: Eng.º Hélder Araújo
O Serviço Municipal de Proteção Civil e o seu papel no Teatro de Operações | 15h30
Orador: Eng.º José Marques
Moderador: Eng.º Hélder Araújo
A contribuição da autarquia e das juntas da freguesia no funcionamento do sistema | 17h
Orador: Dr. Jorge Brito
Moderador: Eng.º Hélder Araújo
Sessão de Encerramento | 18h

