“Bênção dos Capacetes” trouxe centenas de Bombeiros ao Santuário Nossa Senhora da Conceição

0

O Santuário da Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa recebeu este domingo (14 de Maio) a bênção dos capacetes, mediante o decorrer da “Semana Distrital do Bombeiro”.

Celebração esta que terminou com as atividades deste domingo, a bênção dos capacetes e posteriormente a cerimónia de encerramento que decorreu no Rossio Marquês de Pombal em Estremoz.

A Rádio Campanário acompanhou as festividades e falou o Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora, Inácio Esperança que nos disse ser “um dia para que os Bombeiros se sintam os homens do dia”.

“Ganhamos forças para o que se avizinha ai a partir do dia 15”, disse Inácio Esperança, acrescentando que o objetivo é “mostrar aquilo que fazemos, mostrar quem são os Bombeiros e incentivar as pessoas a aderir”.

Sobre a cerimónia ter sido realizada em Estremoz, Inácio Esperança diz que “Estremoz mostrou-se desde início muito disponível e certamente para o ano será noutro Município”.

Sobre os fundos comunitários, “estamos em conjunto a tentar ver se é possível alterar alguns regulamentos”, indicando que “concelhos com menos de 15.000 habitantes praticamente não podem candidatar-se a nada porque nada lhe será atribuído”.

Segundo o presidente da Federação “os nossos bombeiros estão muito bem equipados”, e o que está em causa “não é equipar um corpo de Bombeiros, é reequipar, substituindo aquilo que não está bom” e diz ainda que o medo da Federação é “não havendo acesso aos fundos, não consigamos reequipar os Bombeiros”.

A RC falou também com o Luís Mourinha, presidente da Câmara Municipal de Estremoz, que nos indicou ter sido uma cerimónia “condigna em favor daqueles que tiram muito do seu tempo pessoal e familiar para ajudar os outros”.

Segundo o autarca, os Municípios do interior “poderão vir a ter dificuldades a adquirir equipamentos, se não for financiado por fundos comunitários ou por outras entidades”.

Luís Mourinha diz ainda, que caso se verifique o não financiamento, “é a desertificação do território e é o desinteresse do Estado sobre todos aqueles, que sendo poucos ou muitos, pagam os seus impostos” e como tal “deviam ser recompensados em alguma coisa”.

Nuno Pinheiro, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa esteve também á conversa com a Rádio Campanário, dizendo que a bênção dos capacetes “teve uma grande aceitação a nível do distrito e também ao nível nacional”.

Este ano, a bênção dos capacetes “foi incorporada na semana distrital do bombeiro” e “teve alguma relevância que a Federação assim entendeu incorporar na mesma semana a bênção dos capacetes”.

Esta comemoração oferece aos Soldados da Paz alguma “motivação e alegria” em que Nossa Senhora da Conceição os “acompanhará em todos os momentos, seja nos incêndios florestais, seja nos acidentes”.

Para a época de alto risco, como são os meses que se seguem, Nuno Pinheiro diz “esperemos que haja poucas ocorrências” e diz ainda que “estamos preparados” para as eventualidades do concelho, do distrito e também a nível nacional.

In Rádio Campanário

 

Sobre o autor

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.