Sou Bombeiro Voluntário desde os 14 anos, tenho mais de 25 anos de missão. Estive em diversos teatros de operações, em todo o país, em diferentes funções: na primeira linha de ataque, na condução, na chefia de equipa e no comando. Convivi com gerações e formas de liderar distintas, operacionais e comandantes excecionais.
Por outro lado, há mais de 20 anos que a minha profissão está ligada ao sector de combate a incêndios e resgate, onde tive o privilégio de conhecer realidades, produtos, procedimentos e tecnologias em mais de 70 países em 5 continentes.
Assim, e pelo facto da minha formação de base ser Engenharia, tenho o dever cívico de me pronunciar sobre o tema Incêndios Rurais que afetam o meu país.
Este artigo foca de uma forma estruturada os problemas e ações de mitigação dos mesmos. Algumas delas poderão ser discutíveis, mas será um contributo para possíveis soluções e não críticas destrutivas ao existente modelo, de uma forma simples e clara.
Porque planos e ideias temos todos, mas para implementá-los necessitamos de coragem, poder político, competência e sobretudo resiliência!

 















