Sapadores Florestais – A Força que Somos

0

Alexandre Carvalho

Em dois dias mostrámos a Portugal a força que são os Sapadores Florestais. A força que somos unidos em prol da justiça e da democracia.

Por de trás de dois dias de greve nacional, esteve o sacrifício e o espírito combativo de homens e mulheres, que durante anos souberam resistir ao abandono e ao esquecimento que sucessivos governos e organizações lhe impuseram.

Mas uma força não se cala com mordaças, por mais tentativas de coação e intimidação, a força soltou-se das amarras que a condicionavam, libertou-se e na rua mostrou a sua voz, mostrou ao país que a força que nos une é maior do que aquela que alguém tenta silenciar.

Em dois dias mudamos a página, a primeira greve nacional com uma adesão histórica, 100 sapadores florestais nas ruas de Lisboa (exatamente o nº de vagas que o ICNF abriu para a Força de Bombeiros Sapadores Florestais e só entraram 42), que com a sua postura passaram a sua mensagem para os quatro cantos de Portugal e do mundo.

A força mostrou na rua aquilo que muitos não conheciam, aquilo que muitos não queriam e aquilo que muitos achavam não ser possível. Mostrou respeito, postura, união, civismo, mostrou a todos aqueles que compartilhavam a rua, a razão da sua luta.

Regulamentação da Profissão de Sapador Florestal, Carreira e Estatuto Profissional, Salários ajustados à realidade do trabalho, Suplemento de Penosidade e Insalubridade para todos, Democracia e Justiça.

Esta jornada de luta nacional, foi sem dúvida uma árdua tarefa, vinda do tão recente Sindicato Nacional da Proteção Civil, que mesmo com tantas dificuldades regaçou as mangas e lutou para que todos perdessem a mordaça.

Viramos a página e continuamos empenhados na luta que nos trouxe até aqui, cada dia que passa com mais trabalho feito junto dos grupos parlamentares e até com o governo, onde sugerimos a criação de um grupo de trabalho, para que todos possam contribuir para a dignificação da profissão e para que possamos encontrar soluções que ajudem as entidades do setor privado a suportar o aumento dos salários.

Por estes dias, sentimos um orgulho enorme quando vemos que cada vez mais, há notícias sobre sapadores florestais, em todos os canais e jornais se fala do contributo e do trabalho que todos os dias homens e mulheres executam na nossa floresta. Era este esplendor que faltava neste setor, o reconhecimento do trabalho.

Somos a Força, a verdadeira Força e hoje lutamos com força e determinação por aquilo que é nosso por direito. E sabemos que vamos vencer, porque quem luta vence sempre.

A todos os Sapadores Florestais de Portugal, um compromisso continuamos a lutar por vocês.

O EPI é fundamental para a tua segurança, usa-o.

Cumpre sempre às regras de segurança, a tua vida é mais importante.

About author

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).