Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal assinalou o 142.º aniversário com novas viaturas e homenagens aos bombeiros.
No passado domingo, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal comemorou o 142.º aniversário, numa sessão solene no quartel-sede que contou com a presença do presidente da Câmara, André Martins. A cerimónia destacou a dinâmica da direção e, além disso, incluiu a entrega de um veículo de combate a incêndios urbanos e as devidas homenagens aos bombeiros pelo trabalho em prol da comunidade.
O autarca realçou a importância do reconhecimento público pelo serviço prestado pelos bombeiros voluntários de Setúbal e Azeitão. Ademais, frisou que “todos temos a obrigação, até como cidadãos, de apoiar e justificar a reivindicação de melhores condições para as associações de bombeiros em Portugal”.
Modernização, formação e melhores condições marcaram o balanço do mandato
Durante a cerimónia, André Martins entregou ao presidente da AHBVS, Sérgio Varela, uma imagem do cantautor José Afonso. Também recordou o apoio da Câmara Municipal na aquisição de vários meios e equipamentos essenciais para o funcionamento da associação.
Sérgio Varela destacou que, nos últimos três anos, a associação remodelou as camaratas do quartel-sede e do destacamento de Azeitão. Também renovou a frota automóvel com diversas viaturas e adquiriu uma embarcação de sete metros para reforçar a capacidade de resposta no socorro no Rio Sado.
Em final de mandato, notou ainda que foram adquiridos equipamentos de proteção individual urbanos para todo o corpo de bombeiros, sendo que o espaço de lazer e convívio foi completamente remodelado. Além disso, a associação investiu igualmente na formação dos bombeiros em várias áreas e proporcionou um plano de saúde a todos os profissionais e voluntários.
“Os verdadeiros heróis de Portugal”
Por outro lado, o vice-presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses, comandante Carlos Santos, reforçou a importância do apoio das autarquias. Ele considera os bombeiros como “os verdadeiros heróis de Portugal“ e sublinha a necessidade de dignificar a carreira e o estatuto social do bombeiro.
Por fim, o programa comemorativo incluiu ainda o concerto “Heróis em Cena”, no Fórum Municipal Luísa Todi. Este concerto reuniu diversos artistas e encerrou as celebrações do 142.º aniversário da associação.
Fonte: Sapo.pt

 

