Mais de 150 bombeiros, três meios aéreos e 38 viaturas de doze corporações de bombeiros conseguiram dominar às 16:15 um incêndio florestal que deflagrou em Caniceira, Abrantes.
O incêndio, que deflagrou às 13:56 em área de floresta e no lugar de Caniceira, freguesia de São Miguel do Rio Torto, concelho de Abrantes, chegou a ter duas frentes fora de controlo, com as chamas impulsionadas pelo forte vento que se fez sentir na região, e ameaçou uma habitação, que não chegou a arder devido à ação dos bombeiros, disse o comandante dos bombeiros de Abrantes, António Jesus.
“Enquanto não chegaram ao terreno os meios de combate a situação conheceu uma fase preocupante, pela ação do forte vento que se fazia sentir. Com os meios mobilizados e com a atuação na máxima força do dispositivo, o incêndio foi dominado às 16:15 e entrou em fase de consolidação”, destacou o operacional.
Para o combate ao fogo, que durou cerca de duas horas, foram deslocados para o terreno 152 bombeiros, 31 veículos operacionais e três meios aéreos, incluindo dois helicópteros de ataque inicial e um helicóptero bombardeiro pesado.
As 12 corporações presentes no terreno pertenciam aos concelhos de Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha, Tomar, Gavião, Chamusca, Alpiarça, Golegã, Mação, Fátima, Ponte de Sor e Vila de Rei.
FONTE – Antena Livre

