Nos últimos três anos, cerca de cinco mil bombeiros voluntários e profissionais resolveram emigrar à procura de um salário melhor. Ou seja, todos os dias, há quatros bombeiros que abandonam o país, conta o Jornal de Notícias.
Feitas as contas são quatro mil voluntários e mil profissionais que resolveram mudar-se para o estrangeiro, nos últimos três anos, disseram os presidentes da Associação dos Bombeiros Voluntários, Moreira da Silva, e da Associação dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto ao Jornal de Notícias.
Todos os dias há quatros bombeiros que saem de Portugal. Os voluntários porque ficaram desempregados e os profissionais porque não ganham o suficiente. No caso dos profissionais a maioria emigrou para a Suíça, Bélgica e Luxemburgo para trabalhar nas obras.
Em consequência, estas saídas levam à falta de bombeiros em Portugal. Fernando Curto garante que são “precisos mais cinco mil bombeiros profissionais, porque já estão em risco as populações e a segurança dos próprios bombeiros” que “não podem cumprir as regras de segurança”.
Para o presidente, o Governo “tem de abrir uma exceção e permitir que os municípios possam contratar rapidamente bombeiros”.
O problema do salário centra-se na retirada de incentivos, nomeadamente da bonificação de 15% na contagem do tempo de reforma. Em termos quantitativos, “um municipal ganha 500 e 600 euros e um sapador entre 750 e 850”, disse Curto.
Noticias ao Minuto