Vêm aí hélis com pernas…

0
MAR Robotic Landing Gear

MAR Robotic Landing Gear

Sabemos que os helicópteros  ao serviço da Protecção Civil tem bastantes dificuldades em aterrar em certos locais devido às irregularidades dos terrenos. Mas este, é um problema que parece ter os dias contados…

A DARPA – Unidade de Pesquisa do Exercito Americano está a apostar no desenvolvimento de pernas robóticas para helicópteros e já existe uma versão de teste de controlo remoto.

Esta tecnologia revoluciona a forma como um helicóptero vai posar no solo. Consiste na substituição dos sistemas convencionais de aterragem por pernas robóticas articuladas, que se dobram ao tocar o solo e durante o voo, escondem-se por baixo do aparelho aéreo. 

O objectivo é que, em breve, seja possível a realização de voos tripulados, tendo o helicóptero  capacidade para pousar em terreno irregular, coberto de escombros ou superfícies móveis.

De acordo com o que a DARPA divulgou, os novos componentes electrónicos utilizam sensores para detectar locais em que seja possível pousar, garantindo em 80% aterragem mais segura, além de permitir pousos em inclinações até 20 graus.

A Unidade de Pesquisa avançou ainda que o Robotic Landing Gear, nome atribuído a esta nova tecnologia,  pode ser adaptado para a maior parte dos helicópteros atuais sem um grande impacto no peso das aeronaves.

A Darpa está a trabalhar neste projeto em parceria com a Universidade de Tecnologia da Georgia e, se tudo correr bem, em breve chegará ao mercado, permitindo mais segurança aos pilotos e passageiros.

Vale a pena ver o vídeo de divulgação do projecto:

 

 Mónica Costa – Bombeiros.pt




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.