Tecnologia brasileira reduz tempo no combate a incêndios

Tecnologia-brasileira1Engenheiros do Instituto de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram uma tecnologia inédita, divulgada recentemente, que promete reduzir o tempo de combate a incêndios.

O novo sistema, baseado no uso de jatos de CO2 vaporizado, foi instalado num caminhão que foi entregue ao Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro e que servirá como banco de testes em situações reais para avaliar o desempenho da nova tecnologia.

Batizada de Sistema de Descarga Baseado em Gás Liquefeito, é fruto de 16 anos de trabalho do Grupo de Análise de Risco Tecnológico e Ambiental da Coppe/UFRJ, e será comercializada pela Cdiox Engenharia, uma empresa nascida e incubada na universidade UFRJ.

O sistema consiste numa descarga massiva de CO2  em estado líquido, a baixa temperatura (entre -72 e -60 ºC) e sob alta pressão. No sistema, os investigadores conseguiram fazer com que o dióxido de carbono armazenado líquido saísse em forma de vapor sem se solidificar, não congelando a linha por onde passa.

O dióxido de carbono é um agente extintor, isto é, diminui a concentração de oxigênio, abafando as chamas. Como é lançado em baixa temperatura, ele dificulta o aparecimento de novos focos de incêndio e quebra a reação em cadeia da combustão. A inovação já rendeu pedidos de patentes para a tecnologia no Brasil e nos Estados Unidos. “Vamos ser os primeiros do mundo nessa tecnologia”, afirma o coordenador técnico do projeto, Moacyr Duarte.

Em comparação ao uso de água, o tempo para apagar um incêndio será reduzido de 4 horas para 20 minutos.

Fonte: engenhariae.com.br

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.