Robô bombeiro já está pronto a ser usado em Los Angeles

0

Os bombeiros de todo o mundo podem animar-se com a novidade anunciada no último mês de outubro pelo Corpo de Bombeiros de Los Angeles. O Thermite RS3 está finalmente pronto para ser usado no combate a incêndios. Trata-se do primeiro robô bombeiro dos Estados Unidos da América a incorporar trabalhos.

A notícia, é claro, não anima apenas quem trabalha a evitar incêndios, mas também todos os entusiastas da robótica, já que um equipamento desse porte significa um relevante avanço dentro deste campo de conhecimento.

O Thermite RS3 foi desenvolvido pela empresa Howe & Howe Technologies, que possui sede no estado do Kansas. Ele funciona como um astromóvel (ou rover) de controlo remoto. Ele possui dimensões parecidas com as de um automóvel comum e pode aguentar até 20 horas em operações em cada tanque sem reabastecimento.

O bombeiro Thermite já foi testado em seu primeiro dia de trabalho, onde foi posto à prova no combate a um incêndio num estabelecimento comercial. Após o sucesso da operação, o Corpo de Bombeiros apresentou-o em uma conferência de imprensa.

Um dos destaques do robô bombeiro é a sua capacidade de projeção de água numa situação de incêndio. Ele pode lançar até 9 mil litros de água por minuto. Uma das principais vantagens, que isso traz, é o facto de que ele pode abrir caminho para que outros meios de combate ao fogo entrem em ação.

Além disso, o Thermite RS3 é bastante versátil e pode ser utilizado tanto em incêndios urbanos, estruturas de madeira, incêndios florestais, resgate de grades animais e muito mais, segundo o Los Angeles Fire Department.

Outro ponto positivo do Thermite RS3 é que ele possui consciência situacional em zonas de alto risco. Por outras palavras, trata-se de um robô que pode reconhecer que tipo de combate é necessário em cada tipo de incêndio. Isso permite que quem o controla tome decisões mais certeiras ao traçar um plano de ação.

 

 

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles afirmou que possuir um robô não significa ter todos os problemas resolvidos. Há muitas funções que só podem ser pensadas e resolvidas pelos próprios bombeiros. O resgate de seres humanos, por exemplo, ainda não é viável através de máquinas, já que pessoas geralmente necessitam de cuidados especiais, sobretudo quando se encontram num estado de vulnerabilidade.

Entretanto, todos afirmam que o Thermite RS3 será de grande ajuda e tornará suas tarefas mais fáceis. Pois ainda que o robô não seja capaz de resgatar pessoas com todos os cuidados, ele pode abrir caminho arrastando carros e diminuindo focos de incêndio, por exemplo. Isso torna mais fácil e seguro o trabalho dos bombeiros. E nesse ponto, todos concordam que a novidade da robótica será de grande ajuda.

O objetivo do Corpo de Bombeiros de Los Angeles é muito claro: melhorar a qualidade das operações e diminuir os riscos para os bombeiros em incêndios. E uma vez que este objetivo for cumprido, é de se esperar que novos robôs possam ser utilizados em outras cidades e até mesmo países.

 

Mesmo que ainda haja muita evolução para ocorrer no campo da robótica quando se trata de combate a incêndios, uma notícia como a utilização do Thermite RS3 é sempre animadora. Isso porque imagina-se que este é apenas o início deste tipo de tecnologia e que em pouco tempo teremos robôs capazes de nos ajudar de uma maneira ainda mais intensa em quase todo tipo de situação.

 

A tecnologia pode nos trazer benefícios das mais variadas formas, desde carros que funcionam com energia limpa, passando por aplicações para telemóveis que nos permitem jogar online ou ligar-nos com pessoas em outras partes do mundo, até a construção de robôs que podem ajudar a salvar vidas e preservar paisagens. Ao mesmo tempo que o Thermite RS3 não é a solução para todos os problemas que os bombeiros enfrentam todos os anos em diversas regiões do país, esse tipo de tecnologia pode ser de grande ajuda dentro da nossa realidade. E ainda que não seja possível afirmar que esse é o bombeiro do futuro, não seria uma má ideia tê-lo como aliado, pois não?

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).