Nova tecnologia ajuda os bombeiros de Tiverton, EUA, a salvar vidas

0

tivertonOs Bombeiros de Tiverton foram os primeiros, naquele estado, a utilizar um novo dispositivo que ajuda a reduzir a quantidade de tempo necessária para restabelecer oxigénio às pessoas que se encontram em dificuldade respiratória.

Aquele corpo de Bombeiros dispõe de um novo equipamento de ponta que ajuda as pessoas a obter ar depois de terem parado de respirar. Trata-se de um Tubo laringoscópio com câmara de vídeo integrada.

“Quando uma pessoa está numa situação grave, paragem respiratória ou paragem cardíaca, quanto mais rapido lhe for aplicado esse tubo de respiração maiores são as hipóteses de sobrevivência”, disse o tenente Joseph Plocica.

O novo dispositivo distingue-se dos Laringoscópios comuns por possuir uma câmara, o que permite aos paramédicos colocar rapidamente o tubo de respiração na direção correta, sem causar danos no estômago.

Estes equipamentos têm um custo de 3.000 dólares cada (cerca de 2.385 €), e os bombeiros de Tiverton já têm, desde junho, dois ao serviço. O Bombeiro Daniel Murphy disse que ele e os colegas já usaram os aparelhos três vezes, nos últimos dois a três semanas.

Segundo o corpo de bombeiros, as doações de pessoas que perderam entes queridos em situações semelhantes, cobriu a maior parte do custo dos novos dispositivos.

No que toca à respiração, cada segundo conta. Até porque após um determinado período de tempo sem respirar começamos a perder as células do cérebro, por isso é muito importante uma resposta rápida. Esta Câmara de vídeo laringoscópica está a tornar mais fácil ajudar os doentes.

Mais um exemplo da tecnologia de ponta pensada para salvar vidas.

Esperamos, também, que em breve os bombeiros portugueses tenham ao serviço estes novos equipamentos.

Fonte: wpri.com




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.