ISG Infrasys X380: ficção científica?

0

unit-and-fire2Enquanto por cá andamos ainda a discutir a questão do vestuário, como se não soubéssemos já que o que é realmente bom tem de se pagar, pelos Estados Unidos da América vão arranjando formas de defender os bombeiros através de uma análise cada vez mais completa.

Enquanto em Portugal (salvo erro) ainda não se faz a utilização de Câmeras Térmicas na análise de uma ocorrência, na América isso já é banal e tudo agora gira na inovação neste tipo de equipamentos. A última solução é esta X380, da empresa ISG Infrasys, que possui características que facilitam a actuação identificando os possíveis pontos perigosos e, potencialmente, mortíferos.

Para vossa análise, aqui fica o futuro no combate a Incêndios Urbanos e a Acidentes com Matérias Perigosas, mas com um potencial de utilização em várias outras ocorrências.

Características

Detector Térmico de Pontos Frios
Este novo recurso permite que as primeiras equipas a chegarem a uma ocorrência possam localizar e fixar as fugas de gás, uma vez que o gás, em geral, é mais frio do que a temperatura ambiente que o rodeia. Este recurso exclusivo dos aparelhos da série X tem impressionado os bombeiros que já tiveram a sorte de o ter testado. Esta característica será extremamente útil no combate ao fogo. Para o utilizar o operacional deve selecionar o Detector Térmico de Pontos Frios, depois uma sinalética especial (uma cruz) vai identificar o objeto mais frio no local e mede a sua temperatura. Este Detector é ideal para localizar fugas de gases de materiais perigosos .

Detector Térmico de Pontos Quentes
Permite identificar imediatamente a parte mais quente ou mais fria do local, dando uma maior capacidade de decisão e aumentando ainda mais a segurança das equipas de bombeiros.

Focagem Inteligente
Permite controlar a informação que você vê uma vez que a Câmera Térmica vai ajustando automaticamente em função dos objetos que são detectados no local.

LCD
Utiliza um LCD 3.5″ para o fornecimento máximo de informações do local em todos os momentos.

Imagem de Alta-resolução
Usa a tecnologia de leitura e análise de infravermelhos mundialmente famosa para proporcionar um desempenho de imagem nítida e clara em temperaturas superiores a 1100ºCelsius.

Mira Laser
Auxilia na colocação e comunicação entre membros da equipa.

Pára a imagem
Permite rever locais difíceis e perigosos de forma rápida.

Configuração Personalizada
Disponível como um botão on/off de configuração ou com a configuração de três e cinco botões para recursos adicionais.

Gravação em vídeo digital (DVR)
Permite gravar vídeos ou tirar fotografias com um simples toque no botão para recolha de dados. Esta função é ideal para efeitos formativos ou para uma posterior avaliação da missão.




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).