«Extintor» apaga incêndios através de ondas sonoras

0

foto divulgaçãoO aparelho, que se assemelha a um extintor mas não envolve água nem espuma, usa ondas sonoras, na faixa de 30 a 60 Hz, audíveis para os ouvidos humanos.

Seth Robertson e Viet Tran, dois estudantes de engenharia da Universidade George Mason na Virgínia, Estados Unidos, desenvolveram, e testaram recentemente com sucesso, um dispositivo capaz de apagar incêndios a partir de ondas sonoras de baixa frequência.

O conceito básico do projeto é de que as ondas sonoras são também ondas de pressão e deslocam parte do oxigênio quando viajam através do ar. O elemento é um comburente, ou seja, reage com um combustível e gera o fogo. Em determinada frequência, as ondas são capazes de separar o oxigênio do combustível no fogo. “A onda de pressão vai e volta, agitando o ar em volta. O espaço criado é suficiente para evitar que as chamas voltem a acender”, explica Tran.

Depois de um ano de tentativas o resultado do protótipo é um gerador de som de US$ 600 que pode apagar diferentes tipos de incêndio. Conta com um gerador de frequência, um colimador (para direcionar as ondas) e um pequeno amplificador.

 A dupla de estudantes já obteve a patente provisória do sistema e pretende testar a tecnologia em outros materiais inflamáveis. Porque, por enquanto, o «extintor» só pode apagar incêndios gerados com álcool.

 Mas, segundo Tran, o objetivo é “fazer mais testes para ver se é preciso mudar a frequência para apagar em outros materiais antes de desembolsar milhares de dólares para obter uma patente permanente.

 Embora tenha sido originalmente pensado como dispositivo para apagar incêndios de cozinha e em naves espaciais, o Corpo de Bombeiros da Virgínia já pediu para testar a tecnologia. Para eles, o conceito pode substituir produtos tóxicos utilizados em extintores comuns.

Conheçam melhor o projeto seguinte no vídeo:

 

(Fonte: olhardigital.uol.com.br; m.diariodigital.sapo.pt;www.youtube.com; bombeiros.pt)

 –

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão as notícias sobre os Bombeiros Portugueses no teu Portal.

Envia-nos as notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.