Drones apoiam combate contra fogos florestais

0

Imagem: VeoVerde

O dispositivo de combate a fogos florestais foi reforçado este ano no concelho de Portimão. As principais novidades prendem-se com a utilização de drones e o recurso a guias para ajudar os bombeiros. No ano passado, Portimão foi atingido por um grande fogo florestal, que consumiu uma área de quase 2 mil hectares.

Os drones serão usados em missões de reconhecimento, avaliação e apoio à decisão. Alguns elementos da corporação já receberam formação para operar estes equipamentos. Entretanto, em cooperação com as juntas de freguesia e associação de caçadores, foram identificados guias conhecedores do terreno, que, se necessário, ajudarão os bombeiros.

A Câmara de Portimão procedeu, por outro lado, à aquisição de equipamentos e sistemas de informação geográfica, através de tablets, bem como um reforço de rádios portáteis e móveis e de estações fixas. Todas as forças envolvidas no combate a fogos vão dispor de um kit de alimentação. A vigilância e deteção precoce de fogos será reforçada, com elementos da Escola de Cadetes e Infantes.

Agroportal

Sobre o autor

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.