Drones ao serviço da emergência e socorro em Macon-Bibb Country

0

Ambulance-Drone-by-Alec-Momont_dezeen_468_1Macon-Bibb County, uma cidade do estado americano da Georgia, no condado de Bibb, está a estudar a possibilidade de utilizar drones na gestão de emergências em todo o concelho, um projeto em parceria com as empresas Olaeris e Haeco.

De acordo com o presidente de Macon, Reichert, o investimento nesta tecnologia custará ao condado 5700 mil dólares em cinco anos, uma vez que a frota de drones totalmente operacional envolverá cerca de 15 a 17 aviões – “estamos muito animados com a perspetiva de implantação desta tecnologia do século 21 nos serviços de socorro”, disse Reichert.

Os drone terão como objetivo dar resposta a incêndios urbanos, auxiliar em caso de tempestades onde os bombeiros não conseguem chegar, em caso de assalto à mão armada, entre outras situações de emergência.

Sabe-se, no entanto, que de acordo com as autoridades os drones não podem ser usados para vigilância e a sua utilização deve cumprir todas as normas de privacidade estaduais e federais, sendo que os drones só poderão ser utilizados em situações de emergência, após uma chamada para o 911 (número de emergência). É ainda necessário preparação das pessoas que ficam no controlo destes equipamentos e todas as certificações necessárias da Administração Federal de Aviação, juntamente com uma garantia de 5 anos que cobre toda a manutenção e reparação da frota.

Os responsáveis pela parceria acreditam que o projeto de implementação de dones por todo o concelho de Macon-Bibb Country terá um impacto positivo na economia local. O presidente Reichert entende que esta “é uma visão de futuro e de preparação do futuro”. Também Anthony Choi, professor de Escola de Engenharia da Universidade Mercer, diz que “os drones são uma peça extremamente útil”, funciona como um salva-vidas, por exemplo: quando alguém está a ter um ataque cardíaco, o drone pode encontrar a vítima num curto espaço de tempo através de uma câmara de imagem térmica.

O investimento nas novas tecnologias a favor do socorro é cada  vez maior, principalmente os drones que se revelam uma grande ajuda para os bombeiros. Macon é das primeiras cidades do condado de Bibb a reconhecer a importância da utilização destes equipamentos em caso de emergência e pretende, por isso, disponibiliza-los em todo o concelho.

Para perceber melhor a atuação dos dones na àrea do socorro veja este video:

Fonte:13wmaz.com

Mónica Costa/Bombeiros.pt

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.