Apresentamos-vos o FAROS – ou Fireproof Aereal Sistem Robot – um novo Drone não tripulado que foi projetado para rastrear e mapear incêndios em arranha-céus em tempo real, consegue localizar pessoas presas no interior e pode resistir a temperaturas de mais de 1.000 graus Celsius.
Este aparelho foi desenvolvido por investigadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia. As imagens que se seguem são impressionantes, o Drone consegue sair intacto das chamas no âmbito de um teste ao design oi-tech FAROS:
O corpo/estrutura do Drone é blindado com fibras de aramida que protegem os componentes elétricos e mecânicos do fogo. Está ainda equipado com um tampão de ar por baixo das fibras, que é mantido através de um sistema de arrefecimento termoeléctrico que mantém o ar a uma temperatura específica.
O teste em vídeo mostrou que o FAROS pode suportar temperaturas acima dos 1.000 graus Celsius a partir de gás butano e chamas aerossóis etanol por mais de um minuto. Consegue ainda escalar paredes quando necessita de chegar e ou passar por locais estreitos.
Os bombeiros ganham assim, a cada dia que passa, aliados de peso no apoio ao salvamento de vidas e no combate as chamas.
Mais uma vez os avanços tecnológicos a somar pontos com os já tão falados Drones, que, se tornam cada vez mais evoluídos.
Nas palavras do professor Hyun Myung, de Engenharia Civil e Ambiental do Departamento de KAIST – “à medida que as cidades se tornam mais lotadas com arranha-céus, os incêndios neste tipo de estruturas altas, são potenciais ameaças de vida”, daí que, todas as ajudas tecnológicas são determinantes.
Queremos este drone por cá?
Bombeiros.pt/trustedreviews.com