Concurso Robô Bombeiro 2015 no dia 4 de Julho

0

IMG_8825O Concurso Robô Bombeiro é um concurso português de Robótica, organizado anualmente, desde 2003, por docentes da Unidade Técnico-científica de Informática do Instituto Politécnico da Guarda. Este ano o concurso realiza-se a 4 de Julho de 2015.

O objetivo do Concurso é promover a Robótica que será sem dúvida uma das tecnologias chave do século XXI, assim como proporcionar um evento educativo, estimulante e divertido, onde estudantes e professores possam usar a Robótica como uma ferramenta educativa, capaz de levar os estudantes a adquirir competências científicas e técnicas, assim como outras competências transversais.

O desafio proposto pelo Concurso consiste em pôr à prova pequenos robôs móveis e autónomos, com amissão de encontrar e extinguir um incêndio (simulado pela chama de uma vela), dentro de uma arena que serve de modelo de uma casa, formada por corredores e quartos.

A competição é constituída por três provas. Em cada prova o robô compete individualmente numa das arenas do Concurso e recebe uma pontuação calculada com base no sucesso da missão, do nível de dificuldade e do tempo que demorou.

Os robôs que participam no Concurso devem ser autónomos e movidos a energia elétrica. Tipicamente os robôs que participam no Concurso usam um sistema de locomoção baseado em rodas, lagartas ou pernas, têm sensores para detecção de obstáculos, marcas e chamas, e possuem algum tipo de sistema de extinção da chama que varia da simples ventoinha, até a algo mais realista como pode ser um pequeno canhão de água.

Actualmente as classes do concurso são as seguintes:

1- Classe Standard – para estudantes do ensino básico, secundário e profissional, ou menores de 18 anos.
2- Classe Sénior – para estudantes de politécnicos e universidades, ou maiores de 18 anos.
3- Classe Robôs com Pernas – Para todas as idades.

O Concurso Robô Bombeiro 2015 do Instituto Politécnico da Guarda conta com o apoio do Portal Bombeiros.pt, tal como aconteceu  nas edições anteriores.

Veja as fotografias do Concurso 2014:

 

(Fonte: http://pplware.sapo.pt/bombeiros.pt)




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.