Cold Cut Systems é líder mundial na área de extinção de incêndios

0

imagesOs avanços tecnológicos na área de Protecção Civil e Bombeiros têm sido muitos. Os mesmos, têm-se revelado determinantes para a resolução de situações complexas, nomeadamente na extinção de incêndios com maior eficácia. Ao mesmo tempo tem vindo a facilitar o trabalho de quem se dedica a esta atividade reduzindo assim os riscos a que são sujeitos.

Já aqui falamos de várias técnicas que foram sendo introduzidas ao longo do tempo. Hoje o destaque vai para o Cold Cut AB – Sistema de corte a frio com água sob pressão para combate a incêndios.
Trata-se de um equipamento desenvolvido há cerca de dois anos na Suécia e que integra um sistema de super-alta pressão de água que corta materiais e extingue incêndios.

O equipamento infunde água com pequenos pedaços de metal e atira-lo através de um bocal com uma lança especial como sendo um spray de alta pressão (> 250 bar) que pode cortar/perfurar rapidamente materiais de construção como o plástico, madeira, metal e outros materiais.

O método utilizado permite um combate seguro aos incêndios, uma vez que, é realizado do lado de fora sem a necessidade de colocar os bombeiros diretamente no interior dos edifícios, reduzindo assim, os riscos de Flashovers, backdrafts, queimaduras e outros perigos.

VANTAGENS EM RESUMO DO SISTEMA:

1- Aumenta a segurança do bombeiro, dado que o fogo é combatido a partir de uma posição segura (fora de um edifício / construção), evitando o risco de lesões devido a radiação intensa do calor e / ou explosão de gases de incêndio.

2 – Melhora o ambiente de trabalho dos bombeiros, como pode ser combatido a partir do exterior, reduz a necessidade de entrar em áreas quentes e cheias de fumo, envolvendo o risco de substâncias tóxicas e cancerígenas que afetam a pele e os pulmões.

3 – Um incêndio provoca perdas económicas graves a cada ano. Os danos causados pela água no combate ao fogo representam mais de 50% dos prejuízos em grandes incêndios. O sistema Cold Cut tem-se mostrado uma ferramenta valiosa para reduzir a extensão dos danos de uma forma que nenhum outro equipamento pode oferecer.
A utilização destes extintores equipados com câmaras térmicas e ventiladores de pressão, têm-se revelado muito eficazes no combate aos incêndios nos mais de 30 países onde estão instalados.

Para melhor percebermos o funcionamento desde equipamento nada como espreitar estes videos:

coldcutsystems.com/fire-magazine.com/bombeiros.pt

 

 

 




Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.