Colaboração transfronteiriça com recurso a drones

0
A Agência Galega de Emergências (AXEGA) da Junta da Galiza colaborou com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) através da utilização de drones.
O objectivo foi conhecer os efeitos provocados por um fogo que atingiu as freguesias vizinhas de Lindoso e Soajo (concelho de Ponte da Barca) no distrito de Viana do Castelo.
Esta acção foi levada a cabo ao abrigo do protocolo ARIEM 112 para a colaboração de cuidados de emergência transfronteiriços. Desta forma, a participação dos técnicos da AXEGA centrou-se na utilização de drones para a avaliação dos danos provocados pelo incêndio e o trabalho realizado pelos meios e efetivos que puseram fim ao fogo declarado em uma área lindeira com a província de Ourense.
Assim, mais uma vez, a estreita colaboração entre as autoridades dos paises vizinhos em matéria de emergências e a boa sintonia entre os diferentes grupos de ação e intervenção ficam patentes, através de uma nova ativação do programa de assistência recíproca inter-regional em emergências entre a Galiza e o Norte de Portugal. Neste caso, procurava garantir que o incêndio estava completamente extinto e, com isso, descartar riscos para ambos os lados da fronteira.



Sobre quem enviou a noticia

Mónica Costa

Mónica Costa

É natural de Tabuaço, licenciada em Comunicação e Relações Económicas e Mestre em Marketing e Comunicação. Foi jornalista na Rádio F até 2013 e apesar de nunca ter estado diretamente ligada ao mundo dos bombeiros, acompanhou sempre com um enorme respeito e admiração o seu trabalho. Na atualidade integra a equipa da Direção informativa do portal bombeiros.pt.