A empresa espacial China Aerospace Science and Industry Corp (CASIC) projetou com investigadores do Centro de Pesquisa de Tecnologia de Melhoria da Função Humana um exoesqueleto robótico para melhorar o desempenho dos bombeiros do país, especialmente em incêndios a florestas.
Pensando na rotina de um bombeiro e na rapidez de ação necessária, os investigadores prometem que o aparelho pode ser vestido em apenas 60 segundos. O exoesqueleto tem o peso total de cinco quilos e promete minimizar em cerca de 50% o desgaste físico dos bombeiros em caminhadas, escaladas e até no transporte de materiais pesados.
“Este sistema de exoesqueleto será aplicado para aumentar a capacidade de carga de um bombeiro para cerca de 50 quilos, facilitando os seus movimentos em ambientes complicados como áreas montanhosas e na floresta”, apontaram os representantes do projeto.
A empresa espacial partilhou um vídeo de divulgação onde mostra o exoesqueleto em ação com um homem carregando equipamentos pesados aparentemente sem grande esforço físico graças ao auxílio fornecido pela nova tecnologia.
Em novembro de 2020 o Conselho de Estado da China emitiu um apelo para um plano nacional de emergência para incêndios em florestas e pastagens, incluindo a atualização e modernização dos equipamentos de combate às queimadas. Os primeiros aparelhos foram entregues ainda em novembro visando facilitar os trabalhos de patrulha e suporte logístico em regiões de alta altitude.
Veja o vídeo: