A NASA se quiser, pode ajudar mais e melhor no combate aos incêndios florestais!

0

O sistema é conhecido por Global Fire Information Management System (GMFIS) que integra e oferece uma tecnologia baseada em sensores MODIS hotspot, que permite a obtenção de informações sobre os incêndios. O objectivo desta monitorização é o de ajudar os países a controlar e a proteger os seus recursos naturais.

GMFIS é um sistema hospedado no Departamento de Recursos Naturais (NRD), da Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e desenvolvido na Universidade de Maryland.

A aplicação gratuita dá-nos acesso através dos satélites da NASA, a um conjunto de mapas e locais onde é provável que venham a ocorrer incêndios. Os utilizadores podem ainda receber alertas na sua caixa de correio sobre as suas áreas de interesse, permitindo se for o caso, uma reacção mais rápida e eficaz.

O GMFIS consegue detectar as zonas críticas com um desfasamento de duas horas e meia relativamente à informação obtida pelos satélites.

O Global Fire Information Management System existe nas versões inglesa, espanhola e francesa.
Visitem os links que vos deixo a seguir e façam uso da tecnologia.

 

Até à próxima

Sérgio Cipriano
scipriano@bombeiros.pt

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.