Foi com a ajuda de três bombeiros que o pequeno Mateus conheceu o mundo, ontem, às 05h30, na Travessa do Rosso, em Rio de Galinhas, freguesia do Marco.
Chamados para uma situação de trabalho de parto, Tiago Guedes, Ricardo Oliveira e Tiago Israel – todos com cerca de 30 anos – só tiveram tempo de ir buscar o material necessário para o nascimento.
“Só deu tempo para passar a mãe para a maca. O bebé nem esperou e nasceu na cozinha”, confirmou Sérgio Silva, comandante dos Bombeiros Voluntários do Marco.
Apesar de Tiago Israel já ser “experiente” neste tipo de situações, para os dois colegas a experiência foi inédita. “Teoricamente, sabemos o que devemos fazer, mas na hora é diferente”, referiu Tiago Guedes, enaltecendo que é uma “experiência única”. “O bebé começou logo a chorar, foi uma alegria”, acrescentou.
Após o parto, que decorreu sem complicações, mãe e filho foram levados de ambulância até ao quartel dos bombeiros, onde receberam assistência médica da SIV de Amarante e da VMER do Vale do Sousa. Foram, entretanto, internados no Hospital de Penafiel.
(Fonte: A Verdade)

