
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), comandante Jaime Marta Soares, reuniu hoje com o Primeiro-ministro (PM), António Costa, a convite deste.
O presidente da LBP caracterizou o encontro como “aberto, franco e directo” sobre os trágicos acontecimentos registados no âmbito da Proteção Civil e, em particular, no domínio dos incêndios florestais.
Fonte do portal bombeiros.pt, António Costa, terá informado o presidente da LBP sobre os seus pontos de vista acerca dos sectores respectivos, porem, não conseguimos apurar o conteúdo dessa informação partilhada.
Já o presidente da LBP expressou as preocupações demonstradas pela confederação ao longo dos tempos com propostas concretas e objectivas, para as quais não recebeu ao tempo a resposta desejada, e que aqui retomou, entregando ao PM um dossier onde constam as mais prementes preocupações da LBP.
Perante a recente demissão da ministra da Administração Interna, o presidente da LBP sublinhou que, “para a confederação, o problema não está só nos protagonistas, estes ou outros que possam vir a ser substituídos.” Para a LBP o que está em causa é “a alteração das políticas para o sector, que devem ser profundas, concretas e objectivas” já que, na opinião da LBP, o actual sistema “falhou rotundamente” e está “ultrapassado”.
O presidente da LBP teve ainda a oportunidade de expressar junto do Primeiro Ministro que a confederação é uma entidade “responsável” que não “alimenta problemas”, bem antes e pelo contrário, cuida de “apresentar soluções, que a serem aceites alterarão positivamente o actual panorama” referiu.
À margem deste encontro, o portal bombeiros.pt sabe que, o presidente da LBP acredita que o PM irá analisar as propostas apresentadas e que as tomará em devida conta nas decisões que assumir no âmbito da Proteção Civil.
Bombeiros.pt / LBP