Professores e funcionários do Instituto de Gouveia aprendem a salvar vidas

0

Decorreu nos dias 9 e 12 de Setembro, nas instalações do Instituto de Gouveia – Escola Profissional (IG), uma formação de Suporte Básico de Vida (SBV) para professores e funcionários.

A missão de uma escola é ensinar e formar os alunos, mas o que fazer se algum membro da comunidade escolar tiver uma Paragem Cardiorrespiratória (PCR)? Foi com esta pergunta como mote que professores e funcionários do IG se juntaram, neste início de ano letivo, ao formador e enfermeiro José Maria Vicente para aprenderem os passos essenciais que podem salvar vidas.

Foi com muito interesse e satisfação que este grupo improvável de “alunos” participou nas actividades sugeridas pelo formador e que passaram por treinar a abordagem à vítima de PCR, o acionar de meios de emergência e a realização de compressões torácicas e de insuflações boca-a-boca (utilizando para o efeito uma boneca anatómica).

Numa actividade diferente do habitual, todos ficaram a saber que o seu papel na identificação da PCR e na realização imediata de SBV é essencial para salvar uma vida.




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).