Habitantes unem-se para limpar terrenos à volta de aldeia em Oleiros

0

Habitantes de Ribeira da Isna, em Oleiros, vão fazer limpeza de terrenos. A localidade não foi afetada pelos incêndios de 2017, mas, ainda assim, a população está a tomar medidas preventivas.

Duas dezenas de habitantes da localidade de Ribeira da Isna, em Oleiros, vão executar com meios próprios a limpeza dos terrenos à volta daquele aglomerado populacional, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o município de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, explica que a iniciativa partiu de um grupo com duas dezenas de populares da Ribeira da Isna que decidiram executar, por iniciativa própria e com os seus próprios meios, uma faixa de proteção de 100 metros à volta do aglomerado populacional.

Esta localidade, pertencente à freguesia de Isna, não foi afetada pelos incêndios de 2017, facto que acabou por incentivar os residentes a tomaram medidas preventivas para que estejam em segurança.

Os moradores reuniram recentemente com representantes do município de Oleiros, técnicos do gabinete técnico florestal, GNR e bombeiros locais, onde lhes foi explicada a legislação em vigor para a correta execução das faixas de gestão de combustível.

As intervenções dos populares vão ficar concluídas até ao dia 30 de abril. A Câmara de Oleiros acabou por disponibilizar, além da ajuda técnica, meios para destroçamento dos sobrantes apenas após as intervenções dos proprietários.

Observador




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.