Faro: Rogério Bacalhau promete construir novo quartel para os bombeiros sapadores

0

faroO presidente da Câmara Municipal de Faro, Rogério Bacalhau, anunciou aos bombeiros sapadores de Faro a intenção de construir um novo quartel, com recurso a financiamento do Programa Portugal 2020.

O anúncio foi feito durante a cerimónia de comemoração do 134.º aniversário da instituição, realizada no passado dia 1 de dezembro, em que estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre entidades oficiais, bombeiros de várias corporações, famílias e amigos.

No seu discurso oficial, o autarca disse que pretende dotar a corporação de “instalações mais modernas e funcionais, adequadas às necessidades dos dias de hoje”, para que este corpo de bombeiros “seja cada vez mais capacitado”.

Rogério Bacalhau revelou ainda que os bombeiros voluntários deverão aproveitar o atual quartel dos bombeiros sapadores para aí se instalarem, num futuro próximo, melhorando a capacidade operacional da Associação Humanitária dos Bombeiros, afetada pelas condições e degradação do velho quartel, situado frente à Doca de Recreio.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara anunciou ainda o firme propósito de instituir em Faro, em colaboração com o comando dos bombeiros sapadores, uma escola regional de bombeiros, centro formativo aberto a todas as corporações algarvias, no qual os bombeiros poderão aprender uns com os outros e melhorar a sua capacidade operacional.

Outros momentos altos das comemorações do aniversário dos Bombeiros Sapadores de Faro foram a atribuição do Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses ao chefe João Pestana Rodrigues e ao subchefe José Rafael, a homenagem ao 2.º Comandante Paes Lobo e ainda a condecoração de 18 bombeiros sapadores pelo Comando Municipal, em função dos anos de serviço e do bom desempenho.

As comemorações, que incluíram também um almoço convívio para bombeiros, famílias e entidades oficiais, culminaram no acendimento das luzes do presépio dos Sapadores, uma criação de todos os bombeiros deste corpo, e no descerramento de um memorial em honra de todos os soldados da paz da corporação falecidos em 134 anos de história.

Recorde-se, a Câmara Municipal de Faro mantém em aberto, até dia 13 de dezembro, um concurso externo de ingresso para constituição de vínculo de emprego público, por tempo indeterminado, para preenchimento de 10 postos de trabalho na categoria de bombeiro de 3.ª classe-estagiário.

Fonte: regiao-sul.pt




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.