Exército em ação de vigilância para prevenção de incêndios em Viana do Castelo

0

Militares da Escola Prática do Exército na Póvoa de Varzim estão, desde segunda-feira, em ações de vigilância para prevenir incêndios nos quase 30 quilómetros quadrados de extensão da serra de Santa Luzia, Viana do Castelo.

Paralelamente, a autarquia reforçou o Dispositivo Municipal de Combate a Incêndios Rurais. Com estas duas medidas, a câmara pretende evitar fogos e fortalecer o combate às chamas. Viana tem agora uma Equipa de Intervenção Permanente, com cinco operacionais, que ficará nas instalações dos Bombeiros Voluntários. A corporação dispõe também de um novo veículo de combate a incêndios florestais e um veículo de operações específicas.

Para a Fase Charlie, o período crítico de incêndios – já em curso -, há ainda o reforço de bombeiros, com 12 novos recrutas dos Bombeiros Municipais e outros 12 recrutas dos Voluntários.

No que toca a sapadores florestais, existem três equipas no concelho – uma de Carvoeiro, outra de S. Lourenço da Montaria e uma terceira nos Bombeiros Municipais de Viana.

O distrito conta também com o apoio dos Bombeiros do Beato e Penha de França, que integram a Brigada de Reforço aos Incêndios Florestais de Lisboa e estão no Alto Minho há três meses.

CM




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.