Construção de novo quartel dos Bombeiros Municipais de Viseu

0

A construção do novo quartel dos Bombeiros Municipais de Viseu arranca hoje e deverá estar concluída no prazo de um ano com o objetivo de melhorar as condições de operacionalidade da corporação.

Segundo o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, “este será um equipamento moderno e eficiente que responde às exigências de operacionalidade dos bombeiros municipais e às necessidades de suporte do aeródromo municipal”.

Este novo equipamento, que há muito era desejado, representa um investimento de cerca de 800 mil euros.

A autarquia recorda que os Bombeiros Municipais de Viseu têm atualmente “condições muito limitadas, tanto pela dimensão, como pelas funcionalidades disponíveis no atual quartel”.

“A concretização deste investimento qualifica a estrutura de proteção civil do concelho e o apoio às ações de proteção e socorro coordenadas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil”, refere, acrescentando que o novo quartel “servirá ainda de apoio operacional nos voos regulares de passageiros do aeródromo”.

O atual quartel, que está localizado no centro da cidade, “será mantido e vocacionado para suporte e apoio a intervenções de socorro de proximidade em contexto urbano”, refere.

O executivo tem a ambição de ter instalado no aeródromo um Centro Nacional de Operações de Socorro alternativo e também a intenção de transferir para lá o Comando Distrital de Operações de Socorro.

Para Almeida Henriques, este é “mais um passo para, no futuro”, toda a vertente da proteção civil ficar concentrada naquele espaço físico, com boas condições.

(Fonte: Sapo 24)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).