Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal com nova recruta

0

São vinte jovens e a grande maioria proveniente do distrito de Setúbal Aspirantes que integram a nova recruta da Companhia de Bombeiros Sapadores

Duas dezenas de aspirantes integram a nova recruta da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, em formação até ao início de julho num programa que alia o treino físico diário a áreas teórico-práticas de segurança, socorro e proteção.

São vinte, jovens e a grande maioria proveniente do distrito de Setúbal. Foram selecionados no âmbito de um concurso público lançado pela Câmara Municipal de Setúbal que visa o reforço da operacionalidade da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e assegurar a prestação de um serviço público com mais qualidade.

A formação, iniciada a 2 de janeiro, é intensa e exigente. Todas as manhãs dos dias úteis da semana são ocupadas, sempre entre as 09h00 e as 11h00, por um programa de treino físico, que começa com uma corrida de aquecimento e que inclui, entre outros exercícios, natação e reforço muscular em ginásio.

O quartel da companhia é o ponto de partida para cerca de quarenta minutos de corrida. A exceção é às sextas-feiras, em que a recruta corre pela frente ribeirinha e pelo centro histórico da cidade. Já no Parque Urbano de Albarquel, depois de um jogo de râguebi para reforçar o espírito de equipa, há crioterapia nas águas do Sado.

O período de formação, com a duração de mais de seis meses, culminando a 6 de julho, ocupa ainda o final das manhãs e as tardes com ações teórico-práticas de protocolo, primeiros socorros e combate a incêndios urbanos, florestais e industriais, a par de, entre outros, de utilização e manuseamento de equipamentos.

Depois de completada esta fase, as duas dezenas de bombeiros sapadores recrutas integram, a partir de 24 de julho e até ao final do ano, um estágio profissional, período no qual são integrados nas equipas da companhia e atuam, com supervisão, em teatros de operações de contexto real.

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, instituição setubalense que a 21 de fevereiro celebra 231 anos de existência, conta com duas dezenas de novos operacionais sapadores a 12 de janeiro de 2018, dia em que a recruta presta juramento em cerimónia solene.

Rostos.pt




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.