Câmara do Funchal vai dar formação a 22 candidatos a bombeiros

0

Antes do próximo Verão deverá ter início uma ‘Escola de Bombeiros’ que dará formação a 22 candidatos que já estarão a ser selecionados pela Câmara Municipal do Funchal com vista a reforçar a estrutura municipal de protecção civil. A formação decorrerá no Funchal e em Lisboa.

Domingos Rodrigues confirmou a abertura deste curso de bombeiros no dia em que a CMF inicia o programa da Semana da Protecção Civil.

“Estamos a comemorar o Dia Internacional da Protecção Civil que é a 1 de Março. Não vamos ter um dia, mas uma semana cheia de actividades. Começamos, hoje, com uma conferência que tem um tema que é ‘A Protecção Civil numa comunidade resiliente’”, informa o vereador com o pelouro da protecção civil.

O objectivo desta primeira conferência, que decorreu no Teatro Baltazar Dias, foi debater a postura comunidade perante as catástrofes.

“Aquilo que deve ser percepção das nossas vulnerabilidades e da nossa capacidade de resistir às catástrofes naturais e tecnológicas que assolam a nossa comunidade há muitos anos”, justifica.

A câmara aposta numa maior responsabilização da comunidade, com projectos que envolvem a criação de unidades locais de protecção civil. Grupos que recebem formação e equipamentos para uma primeira intervenção.

“Grande parte dos incêndios, se forem atacados nos primeiros dez minutos, acabam por se extinguir”, refere o vereador. A CMF já tem três núcleos nas freguesias do Monte e São Roque.

“Vai ser dada formação e vão receber meios, desde bombas de águas, mangueiras e outro material para uma primeira intervenção”, adianta o autarca.

dnoticias.pt




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.