Bombeiros Voluntários de Guimarães querem atingir a meta dos 20 mil sócios

0

039Os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) lançaram ontem uma campanha de angariação de sócios. A campanha tem conta com a colaboração de figuras públicas vimaranenses.

O objectivo, explicou Gualter Costa e Silva, presidente da direcção dos BVG, é passar dos cinco mil para os 20 mil associados. “Sinto vergonha que os BVG tenham apenas cinco mil e poucos sócios, num universo de cerca de 160 mil habitantes. Temos urgência em assegurar os 20 mil sócios”, disse Gualter Costa e Silva, acrescentando que o número reduzido de associados “cria algumas dificuldades à estabilidade de gestão da instituição.”

Aos jornalistas, o responsável máximo dos BVG refutou, contudo, a existência de problemas financeiros na instituição. “Não há drama financeiro. Temos muitos amigos que nos têm ajudado”, assegurou Gualter Costa e Silva.

A campanha decorre até ao dia 19 de Março, altura em que os BVG assinalam os 140 anos de existência, e consiste na colocação de ‘outdoors’, na colocação de bancas em espaços comerciais, na colocação de painéis nos autocarros da Arriva que efectuam as carreiras dos transportes urbanos de Guimarães, e no leilão de objectos doados pelas personalidades que participam na campanha. No encontro entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, a 11 de Janeiro, as crianças e os jogadores vão envergar as camisolas da campanha. Está também previsto um concerto solidário, a 11 de Fevereiro, com o cantor Marco Génio. Parte da receita do concerto de Zé Amaro no Multiusos, a 14 de Janeiro, reverte para esta causa.

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. destacou a importância de se apoiar os bombeiros vimaranenses. “Cada vez mais no combate a um incêndio, a uma intempérie, a uma inundação, são precisos meios mais sofisticados, ou então podemos ter uma calamidade. Daí que são precisos meios e tudo o que possamos fazer sobre isso é pouco”, disse Domingos Bragança.

O autarca defendeu ainda a necessidade de investir na formação dos bombeiros, no sentido de “capacitar o nosso bombeiro para que tenha competências para nos defender a nós próprios mas também a ele.” Nesse sentido o edil desafiou os vimaranenses “a sentirem que fazem parte da família, e o sucesso ou insucesso sentirem como seu. Hoje fazemos um apelo: caras e caros vimaranenses sejam associados dos bombeiros da cidade de Guimarães”, apelou Domingos Bragança.

O presidente do Vitória Sport Clube, Júlio Mendes, lançou o desafio de todas as famílias do concelho serem associadas dos bombeiros. “Temos a obrigação de ser mais ambiciosos, na medida em que chegamos à conclusão que temos 40 mil famílias no concelho. Não me parece que seja difícil que cada família possa contribuir com um euro por mês para os bombeiros. Os bombeiros representam para todos nós uma salvaguarda de vidas”, lembrou o dirigente desportivo.

Júlio Mendes explicou ainda, que no encontro com o Benfica “vamos fazer é uma acção de muita visibilidade, com os miúdos a entrarem em campo com as camisolas dos bombeiros. Tem a ver com uma visibilidade que queremos dar ao universo vitoriano, que é superior ao número de sócios dos bombeiros. Queremos fazer o cruzamento entre o sentimento de ser vitoriano e de ser vimaranense”.

O presidente do conselho de Administração da empresa de transportes ‘Arriva’, Manuel Oliveira, frisou que “todo o cidadão é moralmente responsável por ajudar os bombeiros. Não fazemos mais do que a nossa obrigação”. O empresário fez questão de afirmar que “os bombeiros podem sensibilizar a população dentro dos autocarros sempre que precisarem.”

 

Fonte: Correio do Minho




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.