Bombeiros de Viana do Castelo homenageados

0

O executivo municipal de Viana do Castelo cumpriu uma deliberação camarária de 21 de fevereiro de 1989, apresentada pelo então vereador Ilídio Brázio e inaugurou o Monumento ao Bombeiro, situado junto à igreja da Sagrada Família.

Trata-se de uma escultura evocativa aos “Homens da Paz” e a inauguração integrou as Comemorações do XXX Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo.

As comemorações começaram com o hastear da bandeira com guarda de honra, uma sessão solene no salão nobre dos Bombeiros Voluntários e a inauguração do monumento ao bombeiro, que contou com a presença do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, do 1.º e 2.º CODIS, do Presidente da Federação Distrital dos Bombeiros, da direção e comandantes dos Bombeiros Voluntários e Municipais do concelho, bem como representantes das autoridades militares, PSP e outras associações e bombeiros do distrito de Viana do Castelo.

Recorde-se que a homenagem aos Bombeiros é da autoria do jovem artista vianense Renato Batista e representa uma escada e uma antiga bomba dos bombeiros, sendo que a corporação era então conhecida como Companhia da Bomba. Tendo sido proposta a homenagem em 1989, apenas agora a autarquia cumpre uma deliberação daquela data.

(Fonte: Rádio Alto Minho)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).