Bombeiros do Sul e Sueste organizam Simulacro de incêndio

0

IMG-20150506-00850O Corpo de Bombeiros do Sul e Sueste coordenou hoje o planeamento e comandou, um simulacro de incêndio na Escola Rita Seixas, no Barreiro, no qual também participaram o Corpo de Bombeiros do Barreiro (Corpo de Salvação Pública), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), contando ainda com a monitorização das operações por parte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal (CDOS), da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O exercício de simulacro, integrado no conjunto de várias iniciativas programadas no âmbito das comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, as quais decorrem durante o mês de maio, foi constituído por um alarme de incêndio na copa/cozinha da Escola Rita Seixas e resgate de seis desaparecidos, entre alunos e funcionários.

Após a receção do alarme simulado, foram deslocados para o local, de acordo com a sequência prevista na fita de tempo previamente estabelecida, cinco veículos operacionais do Corpo de Bombeiros do Sul e Sueste [Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), Ambulâncias de Socorro (ABSC), dois Veículos de Comando Operacional Táticos (VCOT) e Veículo-Escada (VE30)], envolvendo 11 bombeiros e dois elementos de comando, e três veículos operacionais do Corpo de Bombeiros do Barreiro (Corpo de Salvação Pública) [Veículo Urbano de Combate a Incêndios (VUCI), Ambulância de Socorro (ABSC) e Veículo de Comando Operacional Tático (VCOT)], envolvendo nove bombeiros e também dois elementos de comando.

O simulacro teve como objetivo testar a capacidade de intervenção dos Agentes de Proteção Civil (APC) do concelho do Barreiro, com especial enfoque nos dois Corpos de Bombeiros, na resposta a situações de emergência que possam ocorrer nas instalações da Escola Rita Seixas, permitindo ainda testar o respetivo Plano de Emergência Interno (PEI).

No local, como observadora, este também a Comandante Distrital de Operações de Socorro de Setúbal.

In BVSS

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.