Bombeiros de Abrantes promovem limpeza subaquática de rio em Castelo de Bode

0

A 3.ª Limpeza Subaquática, promovida pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA), decorreu no cais de Vale Manso, na freguesia de Martinchel, onde cerca de 40 mergulhadores recolheram na manhã de sábado da barragem cerca de 150 quilos de lixo, sinalizando desta forma o dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente.

Garrafas de vidro e plástico, pneus, chinelos, ferros, coberturas de barcos foram alguns dos objetos retirados do fundo do rio Zêzere por cerca de 40 mergulhadores da Unidade Especial de Operações Subaquáticas da GNR, dos Bombeiros de Ferreira do Zêzere, de Tomar, Abrantes, Castelo Branco, Constância, Lisboa (freguesia do Beato) e do Grupo de Amigos de Mergulho da Ericeira.

Na busca subaquática pelo lixo, os mergulhadores iam encontrando alguns presentes, nomeadamente garrafas de vinho, mel e azeite oferecidos pelos produtores da região.

A data escolhida para a celebração foi o dia 5 de junho e o objetivo desde então tem sido o de consciencializar todos os povos do mundo para a importância da preservação do ambiente, e da necessidade de sensibilizar os cidadãos e os decisores para que os mesmos se tornem agentes ativos de um desenvolvimento sustentável, promovendo ações que mostrem o quanto é importante que todos mudem de atitude no que respeita o meio Ambiente.

Medio Tejo / Bombeiros.pt




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.