“Bênção dos Capacetes” em Vila Viçosa deu início à “Semana Distrital do Bombeiro”

0

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa recebeu no passado sábado, dia 19 de maio, a “Bênção dos Capacetes” dos Bombeiros do distrito de Évora, presidida pelo Padre Francisco Couto, Capelão dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa.

A cerimónia marcou o arranque das celebrações da “Semana Distrital do Bombeiro” e todas as corporações do distrito se fizeram representar, assim como o Comandante das Operações de Socorro do Distrito (CDOS) de Évora, José Ribeiro, que disse à Rádio Campanário (RC) que “esta cerimónia religiosa tem o seu significado para todos aqueles que estão aqui presentes”.

Decorrida no arranque da campanha de combate aos incêndios florestais, o Comandante do CDOS de Évora confessa que é visível “um compromisso muito forte e uma união muito forte entre todos eles e na nossa perspetiva isso é muito relevante”, sobretudo “nos momentos mais críticos em que iremos ser sujeitos no futuro”.

Também nas palavras do Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Évora, Inácio Esperança, esta foi uma cerimónia, acima de tudo, de “comprometimento”, por parte dos bombeiros presentes nesta cerimónia, “com as populações e com eles próprios”, bem como “com a sua missão e com os seus princípios”.

Inácio Esperança explicou à RC, que esta celebração que pela terceira vez teve lugar no Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, “foi uma ideia dos próprios bombeiros”, marcando assim o arranque das celebrações da “Semana Distrital do Bombeiro” que este ano “vai terminar no dia 27 [de maio] em Portel, com o Dia do Bombeiro Português”, uma comemoração “que pela primeira vez se vai fazer no distrito de Évora”.

Rádio Campanário




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.