Ano de viragem nos Bombeiros de Esposende

0

Este ano de 2017 é de viragem para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esposende (AHBVE) que se prepara para requalificar o quartel, uma intervenção que decorrerá em duas fases e que implica um investimento de meio milhão de euros.

A corporação apresentou uma candidatura ao POSEUR e foi contemplada com 110 mil euros, pelo que a restante verba terá de ser obtida por meios próprios.

Ontem, o presidente da Associação, Fernando Loureiro Ferreira, aproveitou o discurso na 1.ª Gala da AHBVE para apelar aos sócios e benfeitores no sentido de ajudarem a instituição a concretizar a remodelação do quartel tendo em vista a melhoria da qualidade do serviço que é prestado à população.

Actualmente, esta Associação conta com o apoio dos seus 3500 associados e também de alguns benfeitores, como a Câmara de Esposende, que vão permitindo a manutenção da sua actividade. “Uma instituição como a nossa não consegue receitas para fazer face aos gastos operacionais, é com a ajuda dos sócios e benfeitores que mantém a sua operacionalidade”, disse o presidente da Direcção ao ‘CM’.

Retribuindo a atenção e apoio que recebe dos associados, a instituição decidiu promover anualmente uma gala a 19 de Março, sendo que este foi o dia em que, até ao ano passado, celebrou o seu aniversário.
Em pesquisas recentes, apurou-se que a data de fundação da Associação era anterior ao 19 de Março de 1917, mais concretamente 6 de Janeiro de 1891. Assim sendo, o 1 26.º aniversário, que se assinala este ano, foi já festejado a 6 de Janeiro.

“Mas o dia 19 de Março diz-nos muito, não só porque é o dia do nosso patrono, mas porque foi o dia que sempre celebramos. Foi nesse contexto que decidimos fazer todos os anos uma gala neste dia”, explicou o presidente, realçando que no evento de ontem foram homenageados 21 sócios a quem foi entregue o emblema de ouro da instituição pelos 50 anos como associados.
Ainda nesta gala foram entregues, pelo comandante Juvenal Campos, divisas a cinco novos bombeiros da corporação.

Destaque ainda para a entrega de distinções de honra e mérito a três bombeiros relativas ao ano passado: Miguel Alexandre Guerra (instrução); Flávio Melo (socorro); e Joaquim Zão (carreira).
À gala, abrilhantada pela Banda de Música de Antes/BVE, com a participação especial da fadista esposendense Filipa Menina, assistiram o presidente e o vice-presidente da Câmara de Esposende. Ao ‘CM’ Benjamim Pereira referiu que não poderia deixar de marcar presença num momento tão importante para uma instituição desta dimensão.

O Município acompanha de perto a actividade da corporação, até porque tem noção de que este é um sector que está a atravessar alterações muito grandes, com a administração central a ponderar passar competência na área da protecção civil para os Municípios. O edil optou ainda por destacar as boas relações entre o município e mantém com as duas corporações de bombeiros do concelho.

Correio do Minho




Sobre quem enviou a noticia

Ana Romaneiro

Ana Romaneiro

Nasceu em Évora onde cresceu e estudou. Desde muito cedo que partilha o gosto pela informática, que, a levou a tirar um curso profissional técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, profissão que exerce na atualidade. A sua ligação aos bombeiros surge aos 13 anos ao entrar na fanfarra dos Bombeiros de Évora, onde permaneceu até 2013. Na atualidade integra a corporação os Bombeiros de Reguengos de Monsaraz, no posto de bombeira de 2º.