99.º aniversário dos Bombeiros de Barcelinhos

0

(Foto: Bombeiros de Barcelinhos)

Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos assinalaram na passada quarta-feira, dia 24 de junho, o 99º aniversário.

A habitual festa ficou cancelada bem como todos os pormenores protocolares. Contudo, o dia ficou marcado por um programa de rádio, na Rádio Barcelos, em direto quer via rádio, quer no Facebook.

Durante toda a manhã de quarta-feira foram convidados a dar o seu testemunho os padrinhos das viaturas adquiridas este ano, bem como a direção e comando.

José Arlindo Costa, o Presidente da Associação desde 2011, reforçou que o primeiro objetivo quando entrou na Associação foi “ aumentar os sócios. Durante 4 anos todos os domingos de manhã percorremos todas as freguesias do concelho e todas as casas. Foi um trabalho árduo mas compensou o esforço”. O atual Presidente aproveitou ainda para lembrar que “os apoios do Governo são escassos e por isso temos que pedir o apoio da sociedade local. Mas também é gratificante ver como as pessoas aderem ao projeto dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos”.

Relativamente ao centenário “não há dinheiro para grandes festas, mas com eventos e calor humano o objetivo é envolver a sociedade com várias atividades durante o próximo ano”.

Para José Beleza, o Comandante da Corporação, o momento mais marcante dos últimos anos foi a construção do novo quartel. “ O novo quartel foi resultado de uma necessidade eminente que tinha que ser resolvida. Ainda temos um caminho pela frente para concluir as obras, mas com a ajuda da população vamos conseguir terminar o novo quartel”.

Para o Comandante “ os bombeiros são a essência da Corporação  e hoje são recordados todos os que construíram a história dos Bombeiros de Barcelinhos. Este ano foi lançada a Escola de Cadetes pelo que demonstra a vitalidade da Instituição”.

 “Rumo ao Centenário”, é agora o slogan que define a atuação da Corporação no próximo ano, com um conjunto de atividades programadas para comemorar os 100 anos da Instituição.

As comemorações do 99º aniversário foram circunscritas à manhã de quarta-feira sem “pompa e circunstancia”, tendo sido cumpridas todas as orientações impostas pelo Covid/19.

 

 

(Gabinete de Comunicação e Imagem dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos )

About author

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda. Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).