Viseu: VI Jornadas de Mergulho – V Internacionais

0

unnamedOs Bombeiros Voluntários de Viseu, organizam mais uma vez o grandioso evento que são as VI Jornadas de Mergulho, V Internacionais, acontecimento ímpar nesta área a nível nacional, que conta com o apoio do Comando Nacional de Operações de Socorro, da Escola Nacional de Bombeiros, Liga de Bombeiros Portugueses, corpo de Voluntários de Moimenta da Beira e Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

No dia 1 de Maio, os trabalhos serão desenvolvidos no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, serão abordados variadíssimos temas de elevado interesse na área, nomeadamente medicina hiperbárica, pelo Dr. Óscar Camacho, organização do teatro de operações, no acidente Entre-os-Rios, pelo Comandante Rodrigues Vicente, intervenção do Adjunto Nacional Marco Martins, com explicativa sobre a Norma Operacional Permanente e Diretiva Operacional Nacional, será também abordada a temática dos acidentes multivitimas e sua triagem pelo Dr. António Gandara.

No dia 2 de Maio será realizado um simulacro de grandes dimensões, o primeiro do género e desta envergadura que se realiza a nível nacional, e que envolve a queda de uma ponte junto à praia fluvial, na albufeira do Vilar, Moimenta da Beira, seguido de um cenário de catástrofe com muitas ‘vítimas’ diversas viaturas e dois autocarros.

Todos os corpos de bombeiros com equipas de salvamento aquático serão acionados para participar neste exercício LIVEX, que visa testar a operacionalidade dos bombeiros portugueses e demais agentes da Proteção Civil.

O exercício que decorrerá na Barragem do Vilar envolverá um número significativo de meios, entre helicópteros, barcos, equipas médicas, equipas de apoio psicossocial, mergulhadores de todo o país, operacionais dos bombeiros e da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

No dia 3 de Maio, a continuidade dos trabalhos será na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, com a realização de um debreafing sobre o exercício LIVEX realizado, focando os pontos forte e os pontos a melhorar na missão.

CGI BV Viseu

10393660_10205609252617942_3713125699743007897_n

 




Sobre quem enviou a noticia

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.