Viseu está preparado para o Combate a Incêndios Florestais

0

_MG_7283O Centro Distrital de Operações e Socorro de Viseu apresentou na sexta-feira o seu Dispositivo Especial de Combate Incêndios Florestais (DECIF 2014).

Elementos de comando, presidentes de direcção, Instituto de conservação da Natureza, GNR e exército, assistiram assim à apresentação do contingente que integrará o DECIF 2014.

Durante a apresentação do dispositivo o Comandante Distrital de Viseu (CODIS) referiu os objectivos determinados para este ano, frisando a importância da diminuição da área ardida no distrito e das alterações/melhorias implementadas, nomeadamente: na distribuição de um guia de bolso a todos os bombeiros do quadro ativo, o reforço das máquinas de rasto, o apoio que a GRUATA da FEB pode dar ao distrito de Viseu, os meios aéreos e a cooperação entre diversas entidades no apoio ao transporte de bombeiros em caso de rendição em teatros de operações de grande magnitude.

O CODIS referiu ainda a importância na aposta da formação dada aos bombeiros do distrito de Viseu, que envolveu a participação de 950 operacionais distribuídos por 75 acções de formação.

Rui Pedro, do Instituto de Conservação da Natureza, frisou a importância da limpeza dos terrenos e do trabalho que as equipas de sapadores florestais têm nesta matéria, nomeadamente aplicando boas práticas de silvicultura preventiva.

Já o responsável da Guarda Nacional Republicana mencionou as políticas de proximidade e prevenção que fizeram junto da população, destacando o reforço no patrulhamento, na vigilância e na detecção dos incêndios.

O mesmo responsável frisou ainda algumas alterações legislativas nomeadamente no que respeita ao uso do fogo técnico, às contra-ordenações e ao valor das coimas.

in bombeiros.pt

 

 

 

About author

Sérgio Cipriano

Sérgio Cipriano

Natural de Gouveia e licenciado em Comunicação Multimédia pelo Instituto Politécnico da Guarda. Ingressou nos bombeiros com apenas 13 anos de idade e hoje ocupa o cargo de sub-chefe. É um dos fundadores da Associação Amigos BombeirosDistritoGuarda.com e diretor de informação do portal www.bombeiros.pt, orgão reconhecido pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social.