Vila Franca de Xira: escolas não têm planos de emergência

0

DSCF1011As escolas do concelho de Vila Franca de Xira funcionam sem planos de emergência obrigatórios, que já deviam estar implementados há mais de cinco anos.

A situação é criticada pelos bombeiros e a câmara promete resolver a questão até ao final do próximo ano.

Os comandantes das corporações de bombeiros do concelho dizem que sem planos em caso de emergência cada evacuação é decidida “na hora”, o que pode representar riscos.

Actualmente apenas existem um conjunto de orientações gerais, distribuídas a todas as escolas, que dizem o que fazer em caso de emergência.

“Felizmente nunca houve nenhum caso grande de socorro que nos obrigasse a planear evacuações. Estes planos já deviam estar implementados há muitos anos. Eles servem para facilitar não só a vida aos bombeiros mas sobretudo aos professores e auxiliares das escolas”, defende Elviro Passarinho, comandante dos bombeiros de Vila Franca de Xira.

Luís Rodrigues recorda que num simulacro recente num infantário de Vialonga “duas a três” crianças ficaram esquecidas pelos responsáveis dentro do edifício.

(Fonte: O Mirante)




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).