Vila de Rei: “Museu do Fogo e da Resina” destaca bombeiros no seu espólio

0

Este projeto inovador, foi concebido pela Glorybox, para o Município de Vila de Rei e pretende permitir ao visitante conhecer conteúdos qualidade, através de uma interatividade pedagógica e dinâmica. O espaço cultural insere-se numa estratégia de inovação e valorização do património local de Vila de Rei, na afirmação da diversidade sociocultural, que se traduz por uma política educativa e pedagógica de transmissão da memória e da identidade local às gerações mais novas e a quem visita Vila de Rei.

Instalado no antigo edifício da Delegação Escolar, e posteriormente do IPJ, este foi totalmente remodelado para acolher esta valência.

A inauguração deste Museu irá ocorrer às 15.30, inserida nas comemorações do Feriado Municipal de Vila de Rei. Este espaço interpretativo assume um importante papel ao mostrar a relação que o fogo teve no modus vivendi das comunidades que habitaram e habitam este território, para além de relembrar a importância da floresta e a arte tradicional da exploração da resina.

O Museu do Fogo e da Resina conta ainda com uma homenagem a todos aqueles que mesmo correndo risco de vida, com esforço, empenho e abnegação combatem os fogos que assolam anualmente o nosso país: os bombeiros portugueses.

(Fonte: Câmara Municipal de Vila de Rei, textos, e Que Cena, vídeo)

Entra na página do Facebook do Portal Bombeiros.pt (https://www.facebook.com/www.Bombeiros.pt), faz “Gosto” e conhece em primeira mão todas as notícias sobre os Bombeiros Portugueses!

Envia-nos as novidades, notícias e fotos do teu corpo de bombeiros ou de outras forças operacionais para redacao@bombeiros.pt e ajuda a manter informados todos os Bombeiros Portugueses!

A informação com qualidade começa em ti!

 




Sobre quem enviou a noticia

Daniel Rocha

Daniel Rocha

Nasceu na Guarda, mas foi em Famalicão da Serra que cresceu e conheceu o mundo dos bombeiros integrando o corpo activo. É Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses, e possui um Curso de Especialização em Ensino de Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), ambos na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Para além da vida de professor, dedica-se a muitas outras actividades, entre as quais o teatro e a escrita, tendo publicado com alguma regularidade desde 2011. A sua ligação e gosto pelo mundo da imprensa levaram-no a ser colaborador da Rádio Altitude (Guarda) e do jornal Notícias de Gouveia (Gouveia).